Atualmente, foi lançado um novo modelo de policiamento mais eficiente em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas. Esse novo modelo consiste em "dominar e tomar" o morro do poder do tráfico, e implantar uma guarnição da polícia. Assim, o governo consegue, manter a ordem e investir mais nas comunidades. Atualmente, essas unidades habitam 7 comunidades cariocas(Batam, Babilônia/Chapéu Mangueira, Cidade de Deus, Pavão Pavãozinho,Cantagalo, Providência, Santa Marta e Ladeira dos Tabajaras) e a oitava está saindo do forno e abrangirá 7 novas comunidades no entorno da Tijuca(Borel, Formiga, Casa Branca, Chácara do Céu, Morro da Cruz, Catrambi, e Indiana).
Muitas pessoas se perguntam porquê então, a polícia divulga na mídia a próxima operação. E
podemos raciocinar que, dando aviso prévio, os traficantes podem fugir e não haverá nenhum sinal de força por parte deles; o que não é o mais correto, mas também não está errado.
E venho por aqui, parabenizar esse belíssimo trabalho em conjunto do estado e da polícia, que ajuda tanto os moradores das próprias comunidades, quanto os que moram próximos às favelas, e que esse trabalho se expanda para todas as comunidades..
Qualquer dúvida, que possamos responder, deixe sua pergunta.